// Comunidade de estudantes e tecnologia

Problemas que as ONG's nacionais enfrentam

rated by 0 users
This post has 11 Replies | 7 Followers

Top 25 Contributor
Male
Posts 75
Points 1.055
MSP
Marco Barbosa Posted: 31 Mar 2009 2:55

Hey pessoal,

Como já vos tinha dito, aqui envio a informação relativa ás Organizações Não Governamentais nacionais.

No DevDays, falei com vários responsáveis pelas ONGs portuguesas, fiquei com os contactos deles e falei um bocado com cada a tentar perceber o que fazem diariamente e os problemas que enfrentam no terreno. Deixaram-me totalmente á vontade para divulgar os contactos e para serem contactados e até mesmo acompanha-los nas tarefas diárias para melhor entendimento dos problemas que enfrentam. Já recebi algumas respostas.

Acho extremamente importante identificar os problemas que essas pessoas enfrentam, para que haja uma ligação mais forte entre estudantes que sabem aplicar a tecnologia e pessoas que sabem onde essa tecnologia pode ser aplicada, deixando apenas uma questão no ar... "Como aplicar essa tecnologia de modo a melhorar os problemas sociais do planeta?" São as respostas a esta questão que podem tornar-se potenciais ideias vencedoras da grande competição que todos conhecemos, a Imagine Cup.

Contactei as seguintes ONG’s:
Liga Portuguesa Contra a Sida
CEDEMA - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos
Leigos para o Desenvolvimento
Oikos - Cooperação e Desenvolvimento

Mais que conheçam, coloquem aqui os contactos.

Tentei-me expressar da melhor maneira, mas nestes casos é complicado abordar problemas com tanta dimensão.

Excerto do e-mail enviado:

“Quero então pedir-lhe que me diga alguns problemas que enfrenta diariamente. Não pense apenas em problemas que sabe que um computador pode ajudar, mas também em outros problemas, visto que uma ideia pode aparecer de qualquer situação. Não tem de ser um grande problema, se calhar um pequeno problema que vos ocupe tempo diariamente é suficiente.

Por exemplo,
No ano passado, o tema foi sobre o ambiente, e os vencedores (Austrália) criaram um software para ajudar um agricultor a cuidar da sua quinta, sabendo diversos factores envolventes, através de sensores, ele podia tomar decisões sobre a quinta à distância, com o principal objectivo de gastar o mínimo de água (se o tempo que é previsto para amanha ou depois, é chuva, então hoje não se gasta água).

(…)

De forma a tentar demonstrar exemplos de solução construídas com software, aqui estão os projectos que foram á final portuguesa.
http://www.microsoft.com/portugal/imaginecup/2008.aspx

Tornar mais fácil uma actividade, pode resolver o problema da perda de tempo desnecessária. Se existem problemas de armazenamento de informação, de disponibilização de informação, localização geográfica, comunicação, etc, são excelentes pontos por onde começar.”

Deixei as respostas praticamente intocáveis para que cada um posso interpretar á sua maneira de que forma alguns destes ou outros problemas possam ser resolvidos.

Paulo Costa

“Aldeias e aldeias sem comunicação em África por exemplo...

Lá nascem crianças com parteiras tradicionais, sem hospitais, com pouquíssimos recursos,  não há rede de telemóvel, fixa ou acesso internet por satélite. É possível enviar algum sinal mesmo que tipo morse, por GPS ou por outra coisa em que se diga que é preciso ir lá buscar 1 doente, ou é necessário um medicamento urgente por exemplo?”

Todos podemos ajudar,
UMA AJUDA FÁCIL E DE GRAÇA!
0.5% DO IMPOSTO LIQUIDADO PARA OS LD
Basta preencher na sua declaração de IRS o campo 901 do quadro 9 do anexo H com o nosso nº de contribuinte – 501 917 705

Maria Antónia Machado

“Penso que será possível inventar soluções para tornar a vida das IPSS mais fáceis.
Temos um projecto para construção de 1 Lar, 2 Residências Autónomas e um Centro de Dia que implica uma lavandaria e restaurante.

Desde a gestão de economato a stocks com distribuição e recolha de roupa, alimentos (prazos de validade, previsão de consumos, etc...) e tratamento de resíduos, até aos equipamentos ecológicos: captação e reutilização de águas pluviais para lavagens ou outras para utilização nos sanitários, aquecimento e arrefecimento das instalações, ventilação e qualidade do ar.
Tornar sustentáveis os custos de funcionamento através de mecanismos (informáticos?) de controlo e rentabilização de energia. Gestão de saúde e tomas de medicação e cuidados específicos dos utentes. Gestão e controlo de custos e manutenção dos transportes, enfim toda uma panóplia de coisas.

Será que alguma é suficientemente interessante? Se quiser, estou ao seu/vosso dispor para me contactarem, o mais fácil é o telemóvel.”

Maria Eugénia Saraiva

“Quanto aos problemas são vários, nomeadamente o site www.ligacontrasida.org que neste momento precisa de uma grande reestruturação, e sabemos que podemos contar com o software da parte da Microsoft. E é através dos sites que as Instituições podem angariar  fundos, divulgar os seus serviços e acções, responder a perguntas de quem quer saber mais sobre um Vírus para a qual não existe vacina, nem cura, criando links, banners…

Problemas relacionados com o armazenamento de informação, de disponibilização de informação, localização geográfica, comunicação, etc, concordo que são excelentes pontos por onde começar, mas penso que será melhor haver um diagnostico de necessidades das Instituições, para alem de um conhecimento prévio do trabalho de cada uma das IPSS/ONG, tenho pena que estejam longe de nós, porque realmente penso que as vezes é melhor ver/conhecer  “in loco” o nosso trabalho…
Vamos no entanto em equipa tentar pensar em como vocês nos podem apoiar, porque para nós, todo o Vosso apoio será sem dúvida essencial.”

Contactos:

Paulo Costa
Estrada da Torre, nº 26
1769-014 Lisboa
Telefones: 21 757 42 78 Fax.: 21 757 43 57
www.leigos.org

Maria Antónia F. P. Varela Machado
Presidente
Av. Mouzinho de Albuquerque, 48, r/c, A
1170-265 Lisboa
Tel: 218149314 918212648  Fax: 218149315
Telemóvel pessoal: 918212648.
Email: antonia.machado@cedema.org.pt

Oikos - Cooperação e Desenvolvimento
Rua Visconde Moreira de Rey, 37  Linda-a-Pastora
2790-447 Queijas, Oeiras - Portugal
Tel.  +351 21 882 3630 Fax. +351 21 882 3635
E-mail oikos.sec@oikos.pt
www.oikos.pt

Maria Eugenia Saraiva
Presidente da Direcção
Rua do Crucifixo 40-4ªEsq.
1100 183 Lisboa
21 322 55 75 Fax 21 34793 76
Linha SOS SIDA 800 20 10 40
www.ligacontrasida.org

Estou á espera de mais respostas e assim que as tiver, colocarei aqui. Não se esqueçam que têm total liberdade de perguntarem o que quiserem. Direi também a eles que existe este tópico na internet, de forma a tentar que neste fórum, existam as duas partes a falar.

PS: epah, desculpem lá o testamento :P

Cumprimentos,

• Filed under:
  • | Post Points: 35
Top 50 Contributor
Male
Posts 38
Points 520
MSP

Excelente Ideia Marco.

Assim podemos saber a dificuldades que eles vêem e sentem no dia-a-dia e assim será mais fácil chegar à ideia de como utilizar a tecnologia para resolver os maiores problemas actuais.

Se souber entretanto de algum contacto meto aqui também.

;)

• | Post Points: 10
Top 10 Contributor
Female
Posts 115
Points 1.645
MSP

Fantástica ideia Marco!

Já agora, aproveito também para perguntar, quem tem interesse em ajudar numa casa de acolhimento de crianças? Podem dar explicações, ajudar em matérias que se sintam mais à vontade ou simplesmente brincar com as crianças... Digam-me onde vivem ou onde estudam, e terei todo o gosto em ajudar-vos a encontrar uma casa de acolhimento perto de vocês (incluído para todo o País). Podem até juntar-se a um grupo de amigos e irem todos, e assim se um dia um faltar, irão os outros...

Mas atenção que se assumirem o compromisso de lá irem, têm de continuar até ao fim! Dá muito trabalho, mas vão ver que vale a pena!

Beijinhos

• | Post Points: 15
Top 10 Contributor
Male
Posts 589
Points 7.350
MSP

Grande Marco,

Excelente ideia, manter as ONG's em contacto connosco de forma a conseguirmos de alguma forma solucionar grande parte destes problemas com a tecnologia ao nosso dispor.

Estão aqui óptimas ideias para grandes projectos. E a recompensa não tem preço.

Top 10 Contributor
Male
Posts 100
Points 1.355
MSP

Há aqui muitos problemas, alguns com possível solução, pelo menos a nível técnico. A nível financeiro é que não sei.

O que me deixou a pensar foi este pois está mais na minha área:

"Lá nascem crianças com parteiras tradicionais, sem hospitais, com pouquíssimos recursos,  não há rede de telemóvel, fixa ou acesso internet por satélite. É possível enviar algum sinal mesmo que tipo morse, por GPS ou por outra coisa em que se diga que é preciso ir lá buscar 1 doente, ou é necessário um medicamento urgente por exemplo?"

GPS está fora de questão - os aparelhos de GPS só recebem, não emitem.

Possível solução: rádio frequência. Kits de Zigbees por exemplo conseguem atingir 40 KM com linha de vista. Podem funcionar a bateria ou painel solar.

Não passa de uma ideia mas é por aqui que se começa. O factor financeiro é essencial neste caso Tongue Tied

Top 10 Contributor
Female
Posts 115
Points 1.645
MSP

Quanto a:

"Lá nascem crianças com parteiras tradicionais, sem hospitais, com pouquíssimos recursos,  não há rede de telemóvel, fixa ou acesso internet por satélite. É possível enviar algum sinal mesmo que tipo morse, por GPS ou por outra coisa em que se diga que é preciso ir lá buscar 1 doente, ou é necessário um medicamento urgente por exemplo?”

• Existe um sistema muito barato, que já quase não é utilizado pelos Países industrializados, mas que é muito útil sempre que acontecem catástrofes. Transmitem em HF (High Frequency). Pode ser uma solução...

Antenas HF

Quanto a:

"Desde a gestão de economato a stocks com distribuição e recolha de roupa, alimentos (prazos de validade, previsão de consumos, etc...) e tratamento de resíduos, até aos equipamentos ecológicos: captação e reutilização de águas pluviais para lavagens ou outras para utilização nos sanitários, aquecimento e arrefecimento das instalações, ventilação e qualidade do ar.
Tornar sustentáveis os custos de funcionamento através de mecanismos (informáticos?) de controlo e rentabilização de energia. Gestão de saúde e tomas de medicação e cuidados específicos dos utentes. Gestão e controlo de custos e manutenção dos transportes, enfim toda uma panóplia de coisas."

• Existe um programa muito interessante que foi impementado em alguns hospitais portugueses, que é o Conexall, e que a gestão está centralizada nos computadores. Sempre que alguém quer chamar alguém, basta pôr no computador, ou noutro dispositivo (aceita vários dispositivos) a pessoa que quer chamar e o programa faz o resto. Depois também tem tarefas a serem feitas, etc.

Enfim, esta última explicação não é muito fantástica, por isso vejam por vocês mesmos, que está muito giro:

http://www.metacafe.com/watch/1374647//

Top 25 Contributor
Posts 68
Points 905
MSP

Penso que podíamos partir desses contactos, para algo mais global, mais "social" e web-friendly. Porque não criar um pequeno portal onde as ONG's se possam registar, deixar as suas necessidades e a comunidade sugerir soluções para essas necessidades?

Até se podia ir mais longe e criar a possibilidade de essas mesmas pessoas se organizarem e desenvolverem um projecto para colmatar essa necessidade.

Tudo em ambiente web social, muito user-friendly e sem nada de extravagâncias. Aí está algo que não me importava nada de implementar.

Top 25 Contributor
Male
Posts 64
Points 875
MSP

Há 8 anos atrás estive envolvido num projecto, que nunca passou da fase de planeamento, para a ONG Médicos sem fronteiras, esta organização em particular, devido há sua natureza internacional tinha um problema particular:

• Dificuldade em manter uma visão global de quem estava posicionado onde (globalmente), o que necessitavam
  • Manter uma visão global do posicionamento de OUTRAS ONGS no terreno
  • Dificuldade em cooperar com outras ONGS devido há falta de comunicação

A solução que estudamos era um forum "georeferenciável" (portanto, muitos mapas) orientado às ONGS muito acessivel e intuitivo.

Parte da razão porque este projecto foi abandonado foi devido a inviabilidade técnica e financeira tendo em conta os "modestos" recursos que tinhamos, dado que há 8 anos atrás não havia ferramentas como o googlemaps e o livemaps. Bem pela raridade da utilização de computadores portateis no terreno.

Se tiverem interesse posso obter o contacto do médico do MSF que nos apoiava.

Top 10 Contributor
Female
Posts 115
Points 1.645
MSP

Olá Marco (outra vez! :) )

Diz-me uma coisa, vais tirar as ideias daqui e mandar para as associações ou é suposto mandarmos nós mesmos?

Beijinhos e espero que esse erasmus esteja a correr bem

Top 25 Contributor
Male
Posts 75
Points 1.055
MSP

hey Assunção,

tas porreira? ;P

O que tenho pensado é o seguinte.. Vou-lhes dizer que este tópico existe e tentar que eles participem também. Quantas mais ONG's souberem da existencia deste tópico, melhor. Penso que ninguem terá de lhes dizer as ideias, eles poderão ler e participar. Quem tiver interesse em pegar em alguma ideia, basta contactar a ONG respectiva e propor algo..

Em relação ao Conexall, vieste relembrar-me de outro proposito do tópico.. Nós que estamos mais dentro do mundo tecnologico, muitas vezes já existem soluções para vários problemas, mas estas são desconhecidas pelas ONG's, o que é normal. A divulgação de soluções já existentes para fins identicos, é algo que me tinha esquecido de referir. Gostei muito desse sistema de apoio hospitalar :)

bjs ;)

Top 10 Contributor
Female
Posts 115
Points 1.645
MSP

Tudo bem por aqui!

Acho óptima ideia, assim eles podem ir fazendo um update das dúvidas, deles, e talvez possam dar mais detalhes! :)

Quanto ao conexall, é realmente um programa muito giro, prático e fácil de usar. Se tiveres interesse em programas destes, também podes procurar o alert. Que é um software que tenta tornar as empresas paper free, e é muito conhecido no mundo hospitalar.

Beijinhos

Top 25 Contributor
Male
Posts 75
Points 1.055
MSP

A ver se agora os novos MSP's teem alguma ideia.. :)

Page 1 of 1 (12 items) | RSS